O senador Izalci Lucas (PL-DF) pediu união dos parlamentares e da população para “impedir o avanço do autoritarismo no Judiciário”. Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (4), ele parabenizou os participantes das manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro que ocorreram em várias cidades no domingo (7).
— Eu quero parabenizar a população pela participação ontem [domingo] nas ruas deste país. Foram mais de 60 cidades com a presença maciça da população. Fiquei feliz, porque o povo está perdendo o medo. Nós não podemos ter medo dessa ditadura que está aí. Então, parabéns a cada um que teve a coragem de ir às suas manifestações.
Na manifestação em Brasília, disse o senador, os participantes protestaram contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para Izalci, os Estados Unidos se envolveram para corrigir erros do Brasil.
— A Lei Magnitsky contra o Alexandre de Moraes é uma prova do nosso fracasso como nação em defender a separação dos Poderes, a liberdade e a nossa democracia. Somos patriotas, mas precisamos de outra pátria para resolver o que nós mesmos somos incapazes de solucionar. (…) A hora é agora de todos nós decidirmos o Brasil que queremos. Queremos um país com independência entre os Poderes, com liberdade para pensar e dizer o que se pensa, com punição só para os verdadeiros criminosos.